Entre ser um e ser mil

21626_zoom
31/10/2013, quinta-feira, 17h30
Lançamento do livro “Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas”, organizado por Edith Derdyk

Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas, organizado pela artista plástica, ilustradora, educadora e escritora Edith Derdyk, apresenta um arco extenso da produção contemporânea de livros de artista, sob diversas perspectivas, conduzindo o leitor a uma reflexão sobre as possibilidades formais que se entreabrem a partir da investigação do livro como objeto poético. Para tanto, foram convidados teóricos, artistas, designers, ilustradores, entre outros, para produzirem ensaios inéditos – sejam textos ou imagens -, com o intuito de explorarmos a riqueza que envolve tanto a produção quanto a fruição de um livro de artista.

Tratando-se de um campo aberto para investigações e experimentações, várias definições não definitivas convivem e compartilham operações e modos de produção: livro de artista, livro-objeto, obra-livro, caderno de artista, livro-obra, entre outras. A experiência que reside neste campo poético singular,  o do livro de artista, é carregada de poesia e cultura, intercalando, conectando e provocando diálogos entre artes plásticas, artes visuais, literatura e design gráfico, conjugando várias áreas do conhecimento, que vão da ciência à história, da antropologia à filosofia.
entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas reapresenta múltiplos e distintos conceitos, sempre inéditos, sobre esse modo singular e de produção artística em que o objeto livro é o campo poético, por excelência.

A publicação reúne 12 ensaios produzidos por teóricos, designers, curadores, críticos, editores, artistas que vivem e convivem com livros de forma diversa. A obra também traz sete escrituras visuais – duplas assinadas por artistas, que também pensam no livro como objeto poético.

Como ensaístas, assinam a obra: Paulo Silveira, Adolfo Montejo Navas, Amir Brito Cadôr, Ana Luiza Fonseca, Elaine Ramos, Fabio Morais, Martha Hellion Sarah Bodman, Odilon Moraes, Galciani Neves, Regina Melim Rafaela Jemene. Já as duplas são de autoria de Guto Lacaz, Lucia M. Loeb, Marilá Dardot, Paulo Bruscky, Raquel Stolf, Daniel Escobar e Elida Tessler.

O livro entre ser um e ser mil – o objeto livro e suas poéticas promove o diálogo entre as artes plásticas, a literatura, o design gráfico, proporcionando novas descobertas e interpretações sobre o que é o ‘livro de artista’, que variam de acordo com a experiência e o olhar de cada um. Para Edith Derdyk, o leitor é levado “a uma reflexão sobre as possibilidades formais que se entreabrem a partir da investigação do livro como objeto poético”. Por meio de discussões conceituais, experiências, impressões, análises, imagens e interpretações, os autores – artistas e pensadores – mostram como a criatividade, a inovação, a informação e a poesia podem encontrar-se em um único objeto. E dessa forma, o livro transforma-se em mil objetos, que podem ser observados, manuseados, vivenciados, aqui em busca de sua nova história.

http://www.editorasenacsp.com.br/portal/produto.do?appAction=vwProdutoDetalhe&idProduto=21626

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s