Histórias de Península e Praia Grande

severo-peninsulas-e-praia-grande

Histórias de Península e Praia Grande / ARRANCO é o resultado de uma série de viagens realizadas no período de julho a novembro de 2009, entre os municípios de Tavares e Chuí, no Litoral Sul do Rio Grande do Sul. Os artistas percorreram paisagem de areais, mar aberto, campos e lagoas, praias da costa doce e salgada, ouvindo histórias e colhendo impressões da paisagem natural e humana descobertas ao longo dessa investigação. Os escritos de Maria Helena e as imagens coletadas por André Severo traduzem as impressões dos dois viajantes em uma fusão de passado e presente, já que outras viagens por essa região – que constitui uma espécie de centro poético do Projeto Areal – vem sendo realizadas por ambos nos últimos dez anos.

O livro Histórias de Península e Praia Grande reúne pequenas histórias orais anotadas por Maria Helena Bernardes durante as viagens. O filme ARRANCO, dirigido por André Severo, traz quatro seqüências que traduzem em imagem, tempo e símbolo a amplidão e o imaginário de quem habita aqueles areais do Sul. O filme vem encartado na edição do livro.

O lançamento de Histórias de Península e Praia Grande / ARRANCO integra a programação das atividades simultâneas da exposição Horizonte Expandido, como parte das comemorações dos dez anos do Projeto Areal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s