Colidouescapo

colidouescapo

Augusto de Campos (São Paulo, 1931)
Colidouescapo
São Paulo: Amauta Editorial, 2006. [2ª edição]
13.2 x 13.2 cm
36 p.
ISBN: 859039319-4

colidouescapo2

Composto por 9 fólios, sendo um em branco, acondicionados em luva. A primeira edição foi publicada em 1971.

O título deste livro-poema foi extraído do Finnegans Wake de James Joyce: “collideorscape” – uma palavra-valise que, na sua versão para o português, junta as palavras “colide” + “ou” + “escapo”, à luz de um vocábulo abrangente “caleidoscópio”. A multipalavra sintetiza a proposta da obra: suas páginas soltas podem ser combinada e recombinadas; os fragmentos vocabulares se encontram e desencontram, formando ora palavras conhecidas, ora novas palavras imprevistas. O leitor participa, assim, da obra com as suas escolhas. Uma experiência pré-interativa, portanto. Numa carta datada de 8 de maio de 1971, Julio Cortázar pergunta a Augusto de Campos “¿pero es algo que se lee o que se vive, se crea, se modifica?”.

Esta obra foi lançada em edição de autor em 1971. Devido à natureza peculiar de sua paginação, não pôde ser incluída na coletânea maior de poemas que abrangeu esse período (Viva Vaia). A presente edição reproduz integralmente o projeto gráfico original, do próprio autor.

Augusto de Campos nasceu em São Paulo, em 1931. Poeta, tradutor, ensaísta, crítico de literatura e música, em 1951 publicou seu primeiro livro de poemas, O rei menos o reino. Em 1952, com seu irmão Haroldo de Campos e Décio Pignatari, dando início ao movimento internacional da Poesia Concreta no Brasil, lançou a revista literária Noigrandes, origem do grupo de mesmo nome.

https://amautaeditorial.wordpress.com/catalogo/poesia/colidouescapo/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s