Sobre a coleção

A Biblioteca da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG) tem a primeira coleção especial de livros de artista em uma biblioteca universitária no Brasil. Formada em novembro de 2009, a Coleção Livro de Artista conta com mais de 1.000 títulos, recebidos de artistas brasileiros e estrangeiros.

O acervo recebeu em 2014 a doação de um conjunto de cinco partituras de Dick Higgins, dois livros de Allan Kaprow e outros 14 livros  que fizeram parte de uma mostra realizada no Museu de Arte da Pampulha.

Em 2018 recebemos apoio da Fapemig, por meio do projeto “Livros de artista no Brasil”, para aquisição de um conjunto de livros de poesia concreta (Décio Pignatari, Ronaldo Azeredo, Edgard Braga), poema-processo (Moacy Cirne, Falves Silva e Jomard Muniz de Brito)  e poesia visual (Tadeu Jungle e Lenora de Barros) incluindo obras antológicas como os Poemóbiles de Augusto de Campos e Julio Plaza.

A coleção possui também um acervo de obras de referência, formado por livros, catálogos e periódicos especializados, além de revistas, postais, cartazes e outras publicações de artista.

As doações podem ser enviadas para o seguinte endereço:

BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA UFMG
Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras – 4º andar
Coleção Livro de Artista
Av. Antônio Carlos, 6627
Campus Pampulha
Belo Horizonte/MG
CEP 31270-901

col_esp_livrodeartista 034

The library of the School of Fine Arts (EBA/UFMG) is forming its special collection of artists books. It is the first collection of this kind inside the university, and it is the first in a brazilian public library.

Founded in 2009, it is a public non-circulating library, and the books will remain accessible to the interested public and scholars.

Submissions to the collection should be sent to:

BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA UFMG
Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras – 4º andar
Coleção Livro de Artista
Av. Antônio Carlos, 6627
Campus Pampulha
Belo Horizonte/MG
CEP 31270-901 – Brazil

To ensure a complete catalog record, please provide the following information:
INFO ABOUT THE BOOK (at minimum)
title
author
date of publication
printer
language
dimensions
edition
type of binding
summary of the book/project
INFO ABOUT THE ARTIST (at minimum)
date and place of birth
bio
website

Salvar

Anúncios

10 respostas em “Sobre a coleção

  1. Olá, muito legal esse projeto de vocês. Mas ficaria muito mais interessante se vocês digitalizassem os livros inteiros e publicassem na internet para que os artistas e estudantes possam folheá-los.

    • olá, grato pela visita. a longo prazo pretendemos fazer isso, mas ainda não temos recursos. precisamos, ainda, de autorização dos artistas para colocar o livro inteiro disponível na página.

  2. Aos organizadores dessa grande iniciativa: Encaminhei, em volta do mês de setembro deste ano, quatro livros de artista de minha autoria, para o endereço indicado nesse blog. Até agora não recebi nenhuma comunicação de recebimento por parte de vocês. Também já enviei e. mail e não obtive resposta. Por favor, deem retorno para o meu e.mail (sgpedrosa@yahoo.com.br)

  3. oi Raquel, agradeço pelo interesse. Não há necessidade de fazer inscrição, basta observar que a Coleção da UFMG não recebe livros-objeto e nem obras únicas.

      • Uma coleção de livros de artista em uma biblioteca tem como prioridade o acesso as obras, diferente de um museu, em que o acesso é dado apenas nas exposições, sem a possibilidade do público consultar as obras. Um livro de artista precisa ser manuseado.

        Livros-objeto e obras únicas não tem restrição de tamanho, formato, material utilizado, o que exige armazenamento em mobiliário específico e a biblioteca possui apenas estantes de livros. Um museu possui reserva técnica com mobiliário adequado para obras tridimensionais.

        Outro fator a ser considerado é o perfil da instituição, que não possui verba especifica para aquisição de obras de arte, pois o preço de obras únicas é consideravelmente mais caro do que de obras em edição. O preço de um único exemplar pode ser o equivalente verba anual de livros de um programa de pós-graduação. Uma biblioteca de universidade pública segue a mesma tramitação para comprar qualquer item, sejam livros ou computadores. Não é possível comprar diretamente de pessoa física, e se a galeria ou o livreiro não participar da licitação, o livro não é comprado. A tramitação pode demorar dois ou três meses, são exigidos muitos documentos, alguns livreiros preferem não vender para o governo.

        Além disso, é muito mais difícil conseguir a doação de obras de artistas reconhecidos quando se trata de exemplares únicos e livros-objeto. A maior parte do nosso acervo é recebido através de doação. Ao definir um critério baseado em tiragem, a exemplo de outras instituições, evitamos um critério baseado no gosto pessoal do curador para selecionar este ou aquele livro, considerando a grande quantidade de obras únicas recebidas e que são resultado da primeira experiência de um artista em formação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s