Sobre a coleção

A Biblioteca da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG) tem a primeira coleção especial de livros de artista em uma biblioteca universitária no Brasil. Formada em novembro de 2009, a Coleção Livro de Artista conta com mais de 1.000 títulos, recebidos de artistas brasileiros e estrangeiros.

A coleção possui também um acervo de obras de referência, formado por livros, catálogos e periódicos especializados, além de revistas, postais, cartazes e outras publicações de artista.

As doações podem ser enviadas para o seguinte endereço:

BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA UFMG
Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras – 4º andar
Coleção Livro de Artista
Av. Antônio Carlos, 6627
Campus Pampulha
Belo Horizonte/MG
CEP 31270-901

col_esp_livrodeartista 034

The library of the School of Fine Arts (EBA/UFMG) is forming its special collection of artists books. It is the first collection of this kind inside the university, and it is the first in a brazilian public library.

Founded in 2009, it is a public non-circulating library, and the books will remain accessible to the interested public and scholars.

Submissions to the collection should be sent to:

BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA UFMG
Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras – 4º andar
Coleção Livro de Artista
Av. Antônio Carlos, 6627
Campus Pampulha
Belo Horizonte/MG
CEP 31270-901 – Brazil

To ensure a complete catalog record, please provide the following information:
INFO ABOUT THE BOOK (at minimum)
title
author
date of publication
printer
language
dimensions
edition
type of binding
summary of the book/project
INFO ABOUT THE ARTIST (at minimum)
date and place of birth
bio
website

Salvar

Anúncios

7 respostas em “Sobre a coleção

  1. Olá, muito legal esse projeto de vocês. Mas ficaria muito mais interessante se vocês digitalizassem os livros inteiros e publicassem na internet para que os artistas e estudantes possam folheá-los.

    • olá, grato pela visita. a longo prazo pretendemos fazer isso, mas ainda não temos recursos. precisamos, ainda, de autorização dos artistas para colocar o livro inteiro disponível na página.

  2. oi Raquel, agradeço pelo interesse. Não há necessidade de fazer inscrição, basta observar que a Coleção da UFMG não recebe livros-objeto e nem obras únicas.

      • Uma coleção de livros de artista em uma biblioteca tem como prioridade o acesso as obras, diferente de um museu, em que o acesso é dado apenas nas exposições, sem a possibilidade do público consultar as obras. Um livro de artista precisa ser manuseado.

        Livros-objeto e obras únicas não tem restrição de tamanho, formato, material utilizado, o que exige armazenamento em mobiliário específico e a biblioteca possui apenas estantes de livros. Um museu possui reserva técnica com mobiliário adequado para obras tridimensionais.

        Outro fator a ser considerado é o perfil da instituição, que não possui verba especifica para aquisição de obras de arte, pois o preço de obras únicas é consideravelmente mais caro do que de obras em edição. O preço de um único exemplar pode ser o equivalente verba anual de livros de um programa de pós-graduação. Uma biblioteca de universidade pública segue a mesma tramitação para comprar qualquer item, sejam livros ou computadores. Não é possível comprar diretamente de pessoa física, e se a galeria ou o livreiro não participar da licitação, o livro não é comprado. A tramitação pode demorar dois ou três meses, são exigidos muitos documentos, alguns livreiros preferem não vender para o governo.

        Além disso, é muito mais difícil conseguir a doação de obras de artistas reconhecidos quando se trata de exemplares únicos e livros-objeto. A maior parte do nosso acervo é recebido através de doação. Ao definir um critério baseado em tiragem, a exemplo de outras instituições, evitamos um critério baseado no gosto pessoal do curador para selecionar este ou aquele livro, considerando a grande quantidade de obras únicas recebidas e que são resultado da primeira experiência de um artista em formação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s